5 principais doenças causadas por pragas

dedetização orçamento fonte limpa

Dedetização Fonte Limpa

As pragas urbanas são causadoras de grandes contratempos para moradores, que tem que lidar com a infestação de baratas, formigas e ratos entre outros. Para se livrar delas, muitos usam vários subterfúgios como venenos ou ratoeiras, porém sem sucesso quando o número de pragas é grande.

Mas pior do que a infestação em si, são os problemas relacionados a saúde que elas causam. Essas infestações causam inúmeros perigos, dentre eles doenças que podem ser fatais ou causar sequelas permanentes.

Confira as 5 principais doenças causadas por pragas, dicas para cuidar da casa e evitar esse problema e como é feito o serviço de dedetização para eliminação total desse problema.

As 5 doenças mais perigosas causadas por pragas

Ao ver uma mosca ou barata, podemos não crer que eles causem tanta gravidade, mas estes vetores possuem a capacidade de transmitir doenças fatais. É preciso ficar atento as pragas mais comuns no meio urbano, as doenças e sintomas que elas causam, para tratar o mais rápido possível e evitar complicações:

  1. Dengue- Mosquito

A Dengue é uma doença grave e transmitida pelo Aedes Aegypti, mosquito que se assemelha a um pernilongo comum e se desenvolve em água parada e limpa. A doença começa com uma febre de uma hora para outra e alta, entre 38 e 40 graus.

A Dengue ainda tem por sintomas fraqueza e dor de cabeça, dor atrás dos olhos e náuseas e vômitos. Outros sintomas comuns são manchas vermelhas pelo corpo, além de coceira. Os sintomas podem durar de 2 a 7 dias e nos casos graves, pode haver dores intensas na barriga e hemorragias internas, o que leva a morte.

Como o Aedes Aegypti é um mosquito vetor de outras doenças como a Zika e Chikungunya, doenças que possuem sintomas parecidos com a Dengue, porém o tratamento é diferente, é preciso que a pessoa infectada faça exames para detectar qual a doença para dar início o quanto antes ao tratamento e obter a cura.

  1. Gastroenterite- Baratas

A Gastroenterite é uma doença que pode ser viral ou bacteriana, sendo esta última mais grave e possivelmente fatal.

A Gastroenterite é causada por baratas, quando essas passam em locais com lixo ou sujeira e depois andam próximo ou em cima de alimentos que serão consumidos posteriormente.

Geralmente a Gastroenterite causa diarreias e vômitos, além de um mal estar geral com fraqueza muscular e febre baixa. A doença pode ser controlada com bastante hidratação do doente e descanso, porém pode haver complicações e a necessidade de auxílio médico.

A desidratação pode causar também boca seca, diminuição da produção de urina e lágrimas e aumento da frequência cardíaca. No caso de desidratação severa, pode haver a morte.

  1. Leptospirose- Ratos

Transmitida pela urina dos ratos, a Leptospirose é uma doença infecciosa e grave, sendo altamente letal. Sem medicamentos ou vacinas certas para evita-la, a prevenção é a melhor saída.

A Leptospirose é causada pela bactéria Leptospira Interrogans que entra na corrente sanguínea da pessoa, assim que ela entra em contato com a urina de roedores, em enchentes por exemplo.

Os sintomas mais característicos são febre alta, dores musculares, especialmente nas panturrilhas, náuseas e vômitos, além de falta de apetite e dor de cabeça. Pode haver também icterícia quando a leptospirose ataca os rins e o fígado e levar a morte.

  1. Amebíase- Formigas

As formigas também são vetores mecânicos assim como as baratas, e podem causar inúmeras doenças como é o caso da Amebíase. A doença é causada pela infecção do cólon intestinal por uma ameba.

A amebíase pode ser disseminada pela ingestão de alimentos crus como frutas mal lavadas ou lavadas com água contaminada ou também por formigas, que ao passar em locais contaminados, passam nos alimentos que serão consumidos depois.

Geralmente os sintomas são de cólicas e diarreias leves, porém nos casos graves pode haver problemas hepáticos que se não tratados levam a morte.

  1. Criptococose- Pombos

A doença, conhecida como Doença do Pombo, é uma patologia que pode ficar adormecida até 18 meses depois da contaminação e sua letalidade é uma das mais altas em relação as outras doenças relatadas.

A doença é uma micose causada por um fungo e vivem nas fezes dos pombos. Os sintomas iniciais podem aparecer em forma de pequenas espinhas que viram úlceras e por vezes pequenos tumores.

Nos casos mais graves da evolução da doença, pode haver a meningite que é a rigidez na nuca, febre e fortes dores de cabeça. Se não tratada, pode haver cegueira e comprometimento dos pulmões, levando a morte.

Como evitar a proliferação de pragas urbanas

As doenças listadas são apenas algumas das muitas que estes, como outras pragas podem causar, provando a importância de cuidar da saúde e da casa, para evita-las. Algumas medidas simples, são o suficiente para acabar de vez com a proliferação ou evitar pragas em casa:

  • Mantenha uma rotina de limpeza da casa, varrendo todos os dias e descartando o lixo e restos de alimentos em recipiente com tampa e bem fechado;
  • Fazer a limpeza de armários de cozinha regularmente, para evitar o aparecimento de pragas como baratas e ratos;
  • Evite acumular lixo ou entulho, para que baratas, ratos e até escorpiões sejam evitados;
  • Ao perceber qualquer tipo de infecção ou ter sido picado por algum inseto considerado uma praga, procure os órgãos da saúde para tratamento.

Dedetização de pragas

A Dedetização de pragas urbanas é a forma mais eficiente de evitar a propagação de vetores e insetos que possam transmitir as doenças graves listadas neste artigo, entre outras.

A Dedetização de pragas é indicada no caso de infestações grandes, que não são possíveis de eliminar com atitudes caseiras. A Dedetização é eficiente, possui cobertura total dos ambientes dedetizados e ainda oferece higienização do local contra vírus presentes por outras causas.

Além disso, as práticas modernas e equipamentos e produtos utilizados, são seguros e mesmo aqueles que precisem de cuidados especiais, não oferecem grandes riscos como os do passado, dando as famílias mais segurança e tranquilidade.

Contate serviço de Dedetização de pragas e acabe com todo tipo de infestação em residências, com o máximo de eficiência.

 

https://fontelimpa.com.br

 

Share

Comments (No Responses )

No comments yet.

Deixe um comentário

Call Now Button