Skip to content

Vazamento em Apartamento

4 DICAS DE COMO RESOLVER VAZAMENTO NO APARTAMENTO

caça vazamento

Vazamentos são transtornos que causam enormes problemas e prejuízos para muitas famílias, pois além do dinheiro gasto com consertos, ainda gera muito quebra quebra e dor de cabeça, principalmente quando o vazamento é mais complexo do que se imaginava.

E diante de um problema assim não tem jeito: é preciso corrigir antes que se torne em algo ainda maior. Quando falamos de uma residência, vazamentos são mais fáceis de resolver, já que estão limitados a uma moradia, porém quando falamos em apartamento, quem realmente é o culpado e deve pagar a conta?

Quando vizinhos enfrentam por problemas com vazamentos de água em apartamento, é preciso fazer uma análise para saber quem é o responsável e nem sempre é uma tarefa das mais fáceis. Neste artigo, vamos falar sobre  dicas de como resolver vazamento no apartamento e como dialogar com o vizinho para chegar numa solução.

SINAIS DE VAZAMENTO EM APARTAMENTO

Vazamentos nem sempre são fáceis de perceber, mas quando externos, o problema se torna um pouco mais simples, já que dependendo do caso, o próprio proprietário poderá resolver a situação.

Vazamentos em torneiras ou chuveiros, requer que retire e veja se não espanou ou precise da troca do anel de vedação. Esses anéis são pequenas borrachinhas que servem para firmar a torneira e fechá-la por completo e às vezes espanam ou se rompem, sendo necessária a troca total.

Se as torneiras estão vazando água na ligação com o encanamento, pode ser que uma rachadura esteja causando o problema, e muitas vezes é preciso trocá-la totalmente. Sifão de pia também pode sofrer com vazamentos, principalmente na rosa de junção com o ralo e na saída para o esgoto.

Nesse caso, a melhor opção é trocar totalmente o sifão, pois além de barato, é algo sem conserto ou ´´remendos“. Enfim, estes são os locais que possuem maior número de vazamentos externos possíveis, porém por serem fáceis de resolver e de baixo custo, não necessitam de um serviço especializado.

No caso de vazamentos ocultos, é preciso observar:

  • Observe se a cor mudou das paredes, pisos e azulejos, pois ficam manchados;
  • Infiltrações além de esteticamente desagradáveis, ainda soltam a pintura das paredes e revestimentos como azulejos e pisos;
  • Bolhas e manchas escuras são sinais de mofo e bolor que podem comprometer a estrutura e a saúde da família;
  • Vazamentos fazem a conta de água subir drasticamente. Observe como anda a sua e ao menor sinal de alta súbita, procure um profissional de caça vazamentos;
  • Alguns vazamentos internos são audíveis claramente, principalmente se o rompimento for grande. Fique atento!

COMO FUNCIONAM OS ENCANAMENTOS EM APARTAMENTOS

Em geral, em todo tipo de apartamento, existem as tubulações verticais e as horizontais. As verticais são aquelas que levam a água e as horizontais são as que abastecem cada apartamento individualmente.

Cada moradia tem seu próprio encanamento horizontal, logo, é fácil nesse caso determinar quem é o responsável por um vazamento se ele ocorrer em um dos encanamentos horizontais conhecidos como ramais.

Mas e se o vazamento acontecer nas tubulações verticais? Nesse caso o vazamento deverá ser pago pelo condomínio. E se o vazamento acontece entre apartamentos vizinhos, sem ser possível a olho nu determinar quem é o responsável? E se o apartamento possui inquilino, quem paga é ele? Vejamos essas respostas.

VAZAMENTO ENTRE APARTAMENTOS

Quando o vazamento é entre apartamentos, a dica é conversar com o vizinho e solicitar a visita de um caça vazamentos, que conseguirá encontrar onde é o vazamento.

Dividir os custos com ele tanto do profissional quanto do conserto é uma forma de evitar brigas desnecessárias e resolver o problema o mais rápido possível, pois mesmo que o vazamento seja sua responsabilidade, por atingir ambas moradias o melhor é fazer um acordo amigável.

Inquilino no apê

Quando o apartamento é habitado por um inquilino, o diálogo deve ser tanto com ele que mora no local quando o proprietário. Com o inquilino, a conversa deve ser quanto aos estragos que a infiltração possa estar causando, mas é com o proprietário que os valores devem ser discutidos.

É possível que os 3 possam dividir os custos, mas o comum é que os proprietários de ambos apartamentos entrem no acordo e dividam os custos. É importante frisar que o diálogo deve sempre ser a preferência para solucionar o problema de vazamento e reconhecer quando a causa for no seu apartamento e não do vizinho, se responsabilizando totalmente.

COMO RESOLVER VAZAMENTOS EM APARTAMENTOS- DICAS

Analise sua conta de água

Vazamentos tendem a aparecer quando menos esperamos, e quando se fala em vazamento oculto, a dica é sempre analisar a conta de água e ver se o aumento foi muito significativo nos últimos meses, pois em caso afirmativo, é um indício de vazamento que precisa ser analisada por um profissional.

Olhe se existem infiltrações

Infiltrações são sinais claros que possa haver vazamentos. Apartamentos que tenham paredes úmidas, escuras e pisos e revestimentos manchados, mostram grande umidade local que precisa ser consertada por um profissional.

Em apartamentos antigos, faça a troca de encanamentos ultrapassados

Apartamentos antigos podem ter muitos encanamentos velhos ou que necessitem de manutenção e os pontos de umidade não se restringirem apenas um lugar. O melhor nesse caso é fazer a troca de toda tubulação, que mesmo sendo um pouco mais cara e uma intervenção grande, mas necessária para evitar problemas futuros.

Chame um Caça Vazamentos

Em todos os casos citados, a melhor solução é sem dúvida solicitar um profissional de caça vazamentos, que além de preparado e com conhecimento e experiência, utiliza equipamento adequado para encontrar todo tipo de vazamento oculto.

Chame a Fonte Limpa !

Confira mais posts como esse aqui no blog e deixe seu comentário!

Call Now Button
Orçamento via WhatsAppSolicite Agora
+ +